top of page

Resenha: Extraordinário - R. J. Palácio

  • Amanda Teixeira de Lima
  • 30 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Título Original: Wonder

Editora: Intrínseca Ano: 2013 Páginas: 318 Onde Comprar: Saraiva, Livraria Cultura , Amazon , Submarino

Prefácio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha

Olá pessoal, preparem-se, a resenha de hoje será de uma obra espetacular, uma história que me tocou e tocará vocês também, o Extraordinário de R J Palacio, deixe-me respirar fundo para começar a contar um pouco da fantástica trajetória de August Pullman, carinhosamente chamado de Auggie por sua família, um garoto que nasceu com uma síndrome genética deixando seu rosto deformado, o que o faz bem diferente de todos os outros meninos de sua idade, a deformidade é notável, quem olha para ele se espanta.

Auggie tem uma família muito bem estruturada, um alicerce que o ajuda a enfrentar os desafios que seu estado físico o condiciona, sua mãe, uma mulher muito amável, seu pai muito bem humorado, sua irmã mais velha protetora e sua cadelinha Dayse. Juntos conseguem superar os desafios do dia-a-dia, as diversas cirurgias que o garoto fez durante o início de sua vida e até mesmo os olhares amedrontados direcionados a ele.


Em certa ocasião uma proposta lhe é feita, mesmo sua mãe tendo ensinado Auggie diversas matérias escolares, um menino precisa frequentar a escola, mesmo um que tenha suas particularidades, e isso já não é fácil para quem se considera “normal” pense para nosso querido August, para seus pais era “ como um cordeiro indo para o abate”, num dos trechos do livro ele ouvira isso da boca de seu pai e ficou sem entender, a frase ficou em sua cabecinha até seu primeiro dia de aula , foi então que compreendeu o significado dessas palavras.


"Eu estava tão nervoso que, em vez de frio, eu estava com um polo norte inteiro na barriga!"


A trama é muito envolvente, pois a autora consegue com muita simplicidade transferir o sentimento do garoto para nós leitores, narrando momentos marcantes que até mesmo a maioria de nós vivenciou na infância, como fazer novas amizades, adaptar-se a rotina de ir às aulas, conhecer as disciplinas, enfim, enfrentar o desconhecido, pois qualquer mudança mexe muito conosco e a escola é um mundo novo cheio estórias a serem escritas, descobertas a ser feitas, e é nesse contexto que a trama é desenvolvida, lembrando que a doença genética de August , torna essas experiências mais intensas e emocionantes .

A escrita é simples e fácil de ser compreendida, o que agiliza a leitura, apesar do assunto abordado ser extremamente reflexivo, a construção da trama e os personagens são muito cativantes e carismáticos, confesso que minhas lágrimas rolaram logo na primeira página, me surpreendi com a força e a expressividade das palavras, me transportei para aquela vida, para aquela história, ela ressalta tantos valores e virtudes importantes para nós, após finalizar o livro minha vontade foi abraçar a quem amo e dizer você é EXTRAORDINÁRIO para mim, e meu ocração se encheu de amor.


Fica a dica para vocês meus amigos leitores, não deixem de conhecer Auggie e veja a vida com outros olhos e as pessoas além das aparências, meu SUPER INDICO, para EXTRAORDINÁRIO.

Um abraço e até a próxima!


"(...) Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu."



 
 
 

Comentários


Sobre as Autoras
Visitantes
Posts Recentes

Quer receber e-mail a cada novo post?

Só se inscerver aqui embaixo.

bottom of page