Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon
- Thais Oliveira Nascimento
- 26 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Título Original: Everything Everything
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 304
Prefácio
Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly.
Resenha
IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave) é uma síndrome rara e fatal, pessoas que sofrem dessa doença, tem um número excessivo de infecções já na infância, algumas delas são tão graves que podem causar riscos à vida. Madeline, nossa protagonista, sofre desta doença, ela tem 18 anos e nunca saiu de casa. A casa em que Maddy vive é totalmente preparada para ela não sofrer nenhuma crise, o ar é filtrado em horários específicos, ela toma medicamentos regulares com sua enfermeira e também amiga Carla. Seus estudos são via Skype, e quando necessário seu professor vai vê-la. Para entrar na casa, a pessoa tem que passar por uma limpeza por filtração de ar, que dura alguns longos minutos, pois nada de virús e bactérias podem entrar na casa, o que limita a alimentação de Maddy também.
E é essa a personagem que vamos nos apegar nessa estória, ela estuda, lê muitos livros, joga imagem e ação com a mãe e assiste a filmes com ela, estuda.
A rotina de Madeleine vai seguir um novo rumo, quando vizinhos novos se instalam na casa ao lado. Ela se sente eufórica, curiosa e faz um diário para nova família, fala dos pais, da filha mais nova, mas quem realmente ela quer saber mais é de Olly, o filho mais velho do casal. Logo nasce uma amizade, mesmo com as dificuldades. A história é super fluída, tem imagens e anotações de Madeleine, que tornam a leitura bem gostosa de ser lida. O envolvimento dos personagens nos faz ficar com coração quentinho.
Nicola Yoon conseguiu me surpreender de várias maneiras, eu li o livro muito rápido, e esse final me surpreendeu muito, sua escolha de como fechar a história foi genial.
Eu indico muito o livro para quem gosta de um romance fofo, com um pouco de drama, tem muita sabedoria também no modo de Nicola escrever.
A maestria na hora de escrever, tornou o livro uma adaptação cinematográfica com previsão para estréia no dia 15 de Junho de 2017 aqui no Brasil. E pra aquecimento para o filme, vejam o trailer logo abaixo, e ótima leitura pra vocês, nos vemos na próxima resenha. Beijos.
コメント