top of page

Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

  • Thais Oliveira Nascimento
  • 30 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Título Original:All the Bright Places

Editora: Seguinte

Ano: 2015

Número de páginas: 336

Onde comprar: Saraiva, Submarino, Amazon, Livraria Cultura

Prefácio

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Resenha

O livro já tem seu início na torre da escola, Finch e Violet tem seu primeiro contato, enquanto Finch está tendo um de seus devaneios sobre como seria se suicidar caindo de um prédio. Ele ajuda Violet a sair do perigo,logo mudando de idéia sobre pular também, o que o faz mais um motivo de piada para a escola, pois ele para ajudar a garota, finge que foi ela quem o salvou e não o contrário.


Theodore Finch, é um garoto maravilhoso, cheio de improvisações, romântico, inteligente, cheio de sonhos, ao mesmo tempo, é um garoto quebrado por dentro, sofre bullying na escola, tem um pai violento e mãe e irmãs que não percebem o que está acontecendo, Finch tem apagões que fazem ele ficar dias fora de casa, dando notícias uma vez por semana para a família não se preocupar, embora isso já seja bastante preocupante.


Violet Markey, uma adolescente cheia de vida, popular, tinha um blog na internet com Eleanor, sua irmã, amava escrever, tudo mudou após o acidente com Eleanor, em que apenas Violet sobreviveu, ela perdeu vontade de ir a festas, de continuar o blog, não conseguiu mais dirigir. Nunca mais sentiu que sua vida voltaria a ser a mesma, pois tudo seria a primeira vez sem sua irmã, primeiro natal sem ela, primeira viagem em família sem ela, e inúmeras outras coisas sem Eleanor.


O caminho deles se cruzam ainda mais, quando um trabalho de Geografia é pedido por um de seus professores, conhecer mais de sua cidade, pontos turísticos, curiosidade, e passar pro papel, Finch sugere fazer com Violet, e a partir desses lugares que eles vão conhecendo que tudo começa a ficar mais leve para os dois.


Esse livro conquistou meu coração de diversas formas. A narrativa é muito sincera, os lugares que os dois conhecem nos deixam curiosos para ver de perto, o romance dos dois é de uma naturalidade incrível.


Apesar do livro ter um romance que envolve os personagens, não é ele o foco da trama, a autora nos mostra um lado da depressão que até imaginávamos que existia, mas quando ela nos revela de dentro, a coisa toma forma. O impacto que certas atitudes podem fazer com um adolescente, ou até mesmo, com uma criança, machuca só de ler o que o Finch sente, quando está mal.


A personalidade de Finch é muito bem construída, o que ele passou e ainda passa com o pai deixa a gente com o coração na mão, o fato de sua mãe não notar que tem algo errado com ele, faz com que queiramos entrar no livro para poder fazer alguma coisa.


O Final me surpreendeu muito, a autora fez magia com as palavras, eu me apaixonei, me preocupei, me enfureci, tinha trechos que eu fechava o livro pra respirar fundo pra não jogar ele na parede, de tanta raiva, tinha horas que eu suspirava com Finch demonstrando o amor que sentia por Violet.


E é nesse final que me despeço, espero que vocês leiam, se já leram, dêem sua opinião, comentem aqui embaixo pra gente. Espero que tenham gostado da resenha, peguem o livro e devorem. Até a próxima e obrigada por terem lido.



 
 
 

Comentários


Sobre as Autoras
Visitantes
Posts Recentes

Quer receber e-mail a cada novo post?

Só se inscerver aqui embaixo.

bottom of page