Resenha: O Sorriso da Hiena - Gustavo Avila
- Thais Oliveira Nascimento
- 22 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Título Original: O Sorriso da Hiena
Editora: Verus
Ano: 2004
Páginas: 222 (Ebook)
Prefácio
Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?
Resenha
E aí galerinha, hoje vou resenhar um autor nacional, que talento tem de sobra, e sabe fazer o leitor não largar por nada o livro. O livro vai contar a história de um estudo, que tem como raiz a maldade humana, a trama já se inicia com o assassinato de um casal, que foi presenciado pelo filho de 8 anos, a criança foi deixada viva, iniciando um ciclo anos depois.
Com o passar dos anos, começam a acontecer assassinatos da mesma forma que o primeiro, com as mesmas características, e a coisa em comum em todos eles é a sobrevivência do filho 8 anos de cada casal.
A partir daí conhecemos Artur, o detetive que tem Síndrome de Asperger, que é uma condição neurológica autista, que há como características, a difícil interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Artur não é um personagem fácil, entende tudo ao pé da letra e não ri de piadas comuns feitas principalmente por sua amiga Bete. Ele é o detetive que irá investigar o caso.
O outro personagem característico é o psicólogo Willian, que é escolhido pela polícia para cuidar das duas crianças dos primeiros assassinatos. Willian, se sente incompleto, e acha que ainda deve fazer algo grandioso, com o desenrolar da história descobrimos porque ele quis ser psicólogo, e é uma história que vale a pena conhecer.
— Eu não quero fazer um curativo no dedo, eu quero... tirar o corte da faca. Willian - Pag 70
Ele é o psicólogo que David escolheu para cuidar das crianças em um determinado tempo, para completar o seu estudo sobre a maldade humana, mas ele se vê repensando várias vezes se o que ele está fazendo é certo, se compactuar com David o torna uma pessoa melhor apenas por estar participando indiretamente a tornar o estudo uma tese concreta, não só estatística, e em uma das páginas dessa maravilha literária, ele ouve algo que faz ele repensar em muitas coisas.
— Ainda há um coração batendo aí, Sr. William. Não deixe ele endurecer, senão o senhor não poderá ajudar ninguém. Pag 88
E Temos David, o autor de toda essa catástrofe, machucado e quebrado por dentro, resolve se entregar a maldade, e usar isso para entender porque ele é do jeito que é, se todas as crianças que passassem pelo que ele passou seria ou não más de alguma forma, ou um criminoso.
Sabemos quem é o criminoso desde o começo, o que nos faz torcer um pouco pro Artur encontrá-lo antes que ele conclua o que pretende, eu como leitora achei a ideia de Avila genial, os personagens são muito bem construídos e bem habituados, vemos eles se transformarem em algo bom ou ruim, eu fiquei completamente imersa na história, ele conseguiu fazer com que eu terminasse o e-book e continuar apertando o botão para que as páginas continuassem, foi surpreendente, chocante, e cada passagem deixou meu coração na mão, principalmente quando David estava em cena.
Gustavo Avila, se um dia ler isso, quero que saiba que você precisa escrever mais livros. O livro o “Sorriso da Hiena” vai ser publicado pela editora Verus em 2017, mas já teve seus direitos comprados pela Rede Globo de televisão. Vamos torcer para que a Globo faça jus a esse livro fantástico. E quero ter a edição física, estou ansiosa no aguardo, e vocês? Ansiosos comigo? E se não leram, recomendo muito, não terão arrependimentos. Nos vemos na próxima resenha. Até mais.











Comentários